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Sou simples, honesto, sincero, dedicado, carinhoso, compreensível e de muita fé em DEUS. Sou católico, Professor formado em Educação Infantil, pelo curso de formação de docentes do C.E.P.E.M (Colégio Estadual Padre Eduardo Michelis) de Missal - PR, formado em Geografia (licenciatura) pela UNIGUAÇU – FAESI, e Pós - Graduado em Educação Especial e Inclusiva.

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quarta-feira, 29 de agosto de 2012

QUESTIONÁRIO BÁSICO SOBRE LDB E CURRÍCULO E POLÍTICA CURRICULAR.


1-Relacione os Princípios e Fins da Educação Nacional
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;
V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
VII - valorização do profissional da educação escolar;
VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;
IX - garantia de padrão de qualidade;
X - valorização da experiência extra-escolar;
XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

2- Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de.....
Elaborar e executar sua proposta pedagógica''. Isso significa que a escola tem autoridade para elaborar a sua intencionalidade educativa e fazê-la realizar num determinado espaço de tempo. Sendo assim, no que se refere à inclusão, a escola deve elaborar sua proposta pedagógica de forma a atender o aluno com necessidades educativas especiais dentro dos critérios de crescimento intelectual, social e humano.

3-Os docentes incumbir-se-ão de:
        I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
        II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
        III - zelar pela aprendizagem dos alunos;
        IV - estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;
        V - ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
        VI - colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

4- Qual a finalidade da educação básica e como ela poderá se organizar para cumprir sua tarefa?
        Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
        Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

5- que bases devem ter os currículos do ensino fundamental e médio?
        Art. 26. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

6-O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante que obrigatoriedades?
Mediante a Redação dada pela Lei nº 11.274, de 2006, onde ficam estabelecido que:
I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

7- pela lei quais disciplinas e quais grupos deverão necessariamente serem contemplados na pratica escolar?
        § 1º Os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
        § 2º O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

CURRÍCULO E POLÍTICA CURRICULAR

A-        Enumere 4 funções do currículo:
ü  O currículo é uma construção cultural,
ü  Sempre constitui um modo de organizar as práticas educativas.
ü  Através dele, seus(suas) elaboradores(as) buscam concretizar a socialização, bem como os fins sociais e culturais que, espera-se, sejam alcançados por intermédio das práticas educativas formais.
ü  Constitui-se numa opção historicamente configurada, fazendo parte, portanto, de uma trama ao mesmo tempo cultural, política, social e escolar.

B-        Com suas palavras defina currículo
O currículo é uma construção cultural, e sempre constitui um modo de organizar as práticas educativas.
Através dele, seus(suas) elaboradores(as) buscam concretizar a socialização, bem como os fins sociais e culturais que, espera-se, sejam alcançados por intermédio das práticas educativas formais, constitui-se numa opção historicamente configurada, fazendo parte, portanto, de uma trama ao mesmo tempo cultural, política, social e escolar.

C-        Comente o que é política curricular
Uma dimensão da política educacional, cuja especificidade é a de estabelecer a forma de selecionar, organizar e modificar o currículo. As políticas curriculares assumem papel fundamental no processo de regulação do currículo. As políticas curriculares não só estabelecem as decisões gerais a serem seguidas, como também subsidiam a ordenação jurídica e administrativa exigidas para a oficialização dos mesmos, ou seja, é toda aquela decisão ou condicionamento dos conteúdos e da pratica do desenvolvimento do currículo a partir das instancias de decisão política e administrativa, estabelecendo as regras do jogo do sistema curricular.

D-        Qual a influencia da política curricular na vida de uma pessoa ou de uma sociedade?
Sua influência se dá no poder de intervir na distribuição do conhecimento a ser realizado no interior dos estabelecimentos escolares, assim como incide diretamente sobre as práticas educativas. Portanto, têm um caráter prescritivo cuja manifestação mais concreta se dá no currículo oficial destinado ao ensino obrigatório.

E-        As políticas curriculares têm um caráter prescritivo cuja manifestação mais concreta se dá no currículo oficial destinado ao ensino obrigatório. Cite algumas Funções do Currículo Prescrito.
Promover o estabelecimento de uma cultura comum para o conjunto da sociedade que se quer atingir, garantir a igualdade de oportunidades propiciadas a partir dos mínimos curriculares estabelecidos para os sistemas educacionais, organizar o saber e ainda tem servido também para as instâncias político- administrativas exercerem o controle da qualidade do sistema educativo.

F-        Diferencie mas concepções de currículo na Lei Nº 5692/71 e na nova LDB (Lei 9394/96).
Ao contrário da legislação anterior - Lei Nº 5692/71 -, que concebia o currículo enquanto um rol de disciplinas que deveriam compor um dado curso, a nova LDB adota uma concepção, em que o currículo é a expressão de princípios e metas a que se propõe a educação, e mais especificamente o projeto educativo que a persegue.

G-        O que se entende por conteúdos mínimos ?
São noções e conceitos essenciais sobre fenômenos, processos, sistemas e operações, que contribuem para a constituição de saberes, conhecimentos, valores e práticas sociais indispensáveis ao exercício de uma vida de cidadania plena.

H-        Art. 27 – Os conteúdos curriculares da educação básica observarão algumas diretrizes. Comente-as.
• A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática;
• consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento;
• orientação para o trabalho;
• promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não formais.

I-          Explique o conceito de base comum nacional
Refere-se ao conjunto de Conteúdos mínimos das Áreas De Conhecimentos articulados aos aspectos da Vida Cidadã. Por ser a dimensão obrigatória dos currículos nacionais  – certamente âmbito privilegiado da avaliação Nacional do rendimento escolar  – a Base Nacional Comum deve preponderar substancialmente sobre a  dimensão diversificada

J-         Explique o conceito de Parte Diversificada do Currículo.
• a chamada parte diversificada do currículo da educação básica esta prevista no artigo 26 da LDB.
• Cada sistema de ensino (dos estados ou dos municípios) bem como cada unidade escolar, com base nas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela, podem, segundo a lei, complementar a base comum nacional com uma seleção curricular de caráter diversificado.
• "envolve os conteúdos complementares, escolhidos por cada sistema de ensino e estabelecimentos escolares, integrados à Base Nacional Comum, de acordo com as características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela, refletindo-se, portanto, na Proposta Pedagógica de cada Escola,conforme o art. 26". (Cury:1998, p. 65).

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