ESTE BLOG POSSUI CONTEÚDOS ACADÊMICOS RELACIONADOS AO CURSO DE GEOGRAFIA (LICENCIATURA) E, CONTEÚDOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. OBRIGADO PELA VISITA.

COLABORE COM O DESENVOLVIMENTO DESTE BLOG, PARA MAIS ESTUDOS E INFORMAÇÕES IMPORTANTES. MANDE SUA COLABORAÇÃO PARA BANCO DO BRASIL AGENCIA 4079-7 CONTA 9.4222-7 ITAIPULÂNDIA / PARANÁ.

INTERESSE EM PATROCINAR ESTE BLOG ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL anderson_josebender@hotmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Sou simples, honesto, sincero, dedicado, carinhoso, compreensível e de muita fé em DEUS. Sou católico, Professor formado em Educação Infantil, pelo curso de formação de docentes do C.E.P.E.M (Colégio Estadual Padre Eduardo Michelis) de Missal - PR, formado em Geografia (licenciatura) pela UNIGUAÇU – FAESI, e Pós - Graduado em Educação Especial e Inclusiva.

Pesquisar no blog

Origem das Visitas

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Questões interpretativas sobre Climatologia II



 
     24 Questões interpretativas, retiradas dos livros de:

José Bueno Conti. CONSIDERAÇÕES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS 

Maria Juraci Zani dos Santos. MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O PLANEJAMENTO AGRÍCOLA

João Lima Sant’Anna Neto.  VARIABILIDADES E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: APLICAÇÕES 
AMBIENTAIS E SOCIOECONÔMICAS
 
               ************************************************************************

  José Bueno Conti. 
CONSIDERAÇÕES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS

1.      Qual camada da atmosfera o aumento do dióxido de carbono provoca elevação da temperatura? Em sua opinião, escreva quais são as possíveis conseqüências para a sociedade?
A troposfera é a camada que acontece a elevação da temperatura por conseqüência do dióxido de carbono. Suas conseqüências acabam sendo dias mais quentes, ar mais poluído e sensações de desconforto.

2.      Podemos definir clima de algum local ou região com variações de um ano para outro? Por quê?
Não porque durante o ano existem muitas variações. O resultado é complexo envolvendo atmosfera, oceano, superfícies, apresentando variabilidade no espaço e no tempo, o que precisa de décadas para ser definido.

3.      As indagações sobre as alterações climáticas são respondidas com base em poucos mecanismos? Por quê?
Não por que os mecanismos são diversos

4.      Como uma erupção vulcânica pode afetar a atmosfera?
Ao entrar em erupção o vulcão libera grande quantidade de dióxido de carbono poluindo o ar, e também aumentando o efeito estufa sem contar o problema com as cinzas.

5.      Existem muitas teorias sobre clima mundial?
Não, ainda não existe uma teoria sobre o clima, pois tudo ainda é insuficientemente explicado.

 **********************************************************
 Maria Juraci Zani dos Santos.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O PLANEJAMENTO AGRÍCOLA
  

6.      Por que as condições climáticas são consideradas como elemento condicionador na dinâmica do meio ambiente?
Por que o fornecimento de calor e de umidade,  desencadeia uma série de processos, levando à formação dos solos, estrutura de relevos, recursos hídricos, crescimento,  desenvolvimento e distribuição de plantas e animais.

7.      É importante para a agricultura obter conhecimento/dados sobre o clima?
Sim, pois o mesmo passa a ter com isso uma rentabilidade, isto é, a relação custo benefício podendo alcançar uma proporção de 1 a 100, inclusive multiplicar-se por 10 em países agrícolas.

8.      Como nasceu a ciência atmosférica?
Nasceu como uma necessidade de proteção do homem, e disso resultou-se um meio de conseguir certos benefícios úteis dos caracteres que o tempo oferece dia-a-dia.

9.      Defina mudança de climática.
Mudança climática pode ser definida como forma de inconstância climática podendo ser analisadas em escalas temporais, espaciais, globais, regionais e locais.

10.  A separação entre mudanças climáticas naturais e antropogênicas é simples e bem definida? Justifique.
Não, porque não se têm dados suficientes que possam fazer as comparações do passado com a atualidade.

11.  Como são detectadas as mudanças climáticas?
São detectadas através de modelos sofisticados, incluindo o acoplamento do balanço de energia na interface superfície – atmosfera e o comportamento médio da atmosfera.

12.  Quais fatores devem ser inclusos nos modelos de mudanças climáticas?
Fatores externos como, mudanças em parâmetros orbitais da terra, intensidade de radiação solar, taxa de rotação da terra, distribuição de terra e mares entre outros.

13.  As teorias que explicam as mudanças climáticas são simples e bem entendidas pelos pesquisadores? Por quê?
Não, porque os sistemas climáticos são muito complexos, envolvendo interações dentro de um sistema planetário que incluem a criosfera, atmosfera e a superfície de todos os oceanos do mundo e ainda porque as mudanças climáticas ocorrem acima dos limites de tempo e escalas espaciais.

14.  Quais foram os principais pontos apresentados pela conferência do IPCC em 1990?
As emissões antropogênicas que aumentam os gases do efeito estufa, evidências inequívocadas  das atividades humanas na camada global de ozônio, aumento da temperatura média global e aumento do nível do mar.

15.  Quais são as implicações geográficas reconhecidas para as mudanças?
Inundações litorâneas, alterações químicas na atmosfera, modificações na circulação atmosférica e nas condições climáticas, implicações no geossistema, na agricultura entre outra como energia e atividades industriais.

16.  E para a agricultura mundial, quais seriam as conseqüências?
Uma das principais conseqüências seria a inundação de grandes áreas agrícolas devido ao aumento da temperatura que eleva o nível do mar, além do surgimento dos veranicos, freqüência de geadas e de sua intensidade

17.  O que as variabilidades climáticas causam a sociedade?
Causa desastrosas secas, enchentes, sofrimento humano em boa parte do mundo o que acaba influenciando negativamente no seu desenvolvimento.

18.  Qual importância das variações climáticas para a produtividade vegetal?
É importante na determinação e eficiência do crescimento, do desenvolvimento e da produtividade dos vegetais cultivados.

19.  O que é desenvolvimento agrícola sustentável. Em sua opinião este modelo ocorre em nossa região?
É o gerenciamento e conservação da base de recursos naturais (solo, água, vegetação). Assim as técnicas utilizadas têm de ser realizada de modo menos importante possível.

**********************************************************
João Lima Sant’Anna Neto.  
 VARIABILIDADES E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: APLICAÇÕES AMBIENTAIS E SOCIOECONÔMICAS.


20.  A variável clima não é difícil de ser controlada. Esta afirmação está correta? Justifique.
Não, porque com as transformações ambientais que vem ocorrendo e a intensidade da ocupação humana seja agrícola ou urbana, transforma a dinâmica em anomalia do clima.

21.  Quais conseqüências climáticas causadas pelas anomalias pluviométricas o autor expõe?
As secas do nordeste, as cheias do Brasil meridional, enchentes nas áreas metropolitanas associadas a uma caótica infra – estrutura urbana, as geadas, as precipitações de granizo, as chuvas intensas que provocam deslizamentos.

22.  Por que o clima do estado de São Paulo é considerado complexo?
Porque São Paulo se localiza em uma zona de transição climática, onde há choque de massas de ar, principalmente: Polar e Atlântida com massas de ar equatorial.

23.  Por qual motivo não se considera confiável os dados meteorológicos registrados desde 1874?
Devido à grande quantidade de falhas nas séries e pelas localizações dos postos próximos á capital, litoral e a região caracterizada pelo cultivo da cultura do café, notadamente no vale do Paraíba e eixo Sorocaba / campinas.

24.  A partir de qual período as dados pluviométricos passaram a ser mais confiáveis?
A partir de 1971, por ter uma análise mais completa de pluviometria em São Paulo. E já existir uma série de história mais confiável.

Marcadores